Institucional

A Lume destaca-se pela atuação diferenciada nas áreas de planejamento, desenvolvimento e controle ambiental, urbano, saneamento e recursos hídricos.

Desenvolvendo atividades de consultoria e assessoria estratégica, a empresa conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais competentes e com larga experiência em gestão ambiental nas esferas pública e privada, que oferecem serviços capazes de promover a consolidação de negócios empreendidos em um mundo onde os valores ambientais são cada vez mais cobrados pela sociedade e exigidos pelos investidores.

A empresa prima pelo dinamismo, qualidade e confiabilidade de seus serviços e pela pessoalidade no atendimento aos clientes.

Missão

A Lume tem como missão atuar para a sustentabilidade ambiental a partir de uma visão estratégica, qualificando e agregando valor às organizações e seus empreendimentos. Oferecendo assim, soluções em gestão ambiental através de:

  • Conhecimento técnico;
  • Criatividade e eficiência para lidar com o sistema de regulação ambiental;
  • Capacidade de desenvolvimento e articulação institucional;
  • Habilidade de negociação e resolução de conflitos.

Princípios

Do profissionalismo

  • Busca de resultados com qualidade e observância e cumprimento da legislação;
  • Ações com transparência e visibilidade;
  • Ética e respeito aos colaboradores, clientes e concorrentes.

Do patrimônio humano (funcionários, sócios, colaboradores, consultores e parceiros)

  • Justa remuneração pelos serviços prestados;
  • Oportunidades de crescimento profissional;
  • Preocupação com toda a família Lume.

Do meio ambiente

  • Sabedoria para lidar com as múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável;
  • Processo participativo que respeite a pluralidade, trabalhando divergências na busca do consenso;
  • Responsabilidade com a preservação da vida em todas as suas formas com aperfeiçoamento constante e busca de ganho ambiental.

Política de Saúde e Segurança

A Política de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Lume, fundamenta-se na busca seus resultados e na qualidade de seus serviços, garantindo a seus trabalhadores e parceiros, um ambiente seguro e saudável, baseando-se na crença, no homem e em sua capacidade de se cuidar e se desenvolver através da Educação, Treinamento e Trabalho. Assim, assume o compromisso cotidiano com a responsabilidade da preservação da vida, com seu patrimônio e de seus clientes, com aperfeiçoamento continuo de seu processo, e as práticas da saúde, segurança e o meio ambiente.

A nossa empresa tem como objetivos globais:

  • A busca pela melhoria e aprimoramento contínuos de seus processos;
  • O comprometimento com o atendimento à legislação vigente de S&S aplicável e a outros requisitos;
  • Proporcionar condições seguras de trabalho através do esforço de todos os colaboradores e da gestão eficiente na prevenção de acidentes;
  • Integrar à Produção, Saúde, Segurança e a preservação do Meio Ambiente, considerando completos os aspectos ligados a qualidade especifica do trabalho, as questões relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalhador;
  • Investir constantemente em aspectos relativos à Saúde e Segurança dos trabalhadores internos e consultores, na construção da melhoria contínua, para a transformação do ambiente de trabalho em um local plenamente seguro, agradável e produtivo;
  • Treinar os funcionários para exercer seus deveres e responsabilidades, desenvolvendo programas que promovam o comprometimento de todos com esta política.

Gestores

Paulo Maciel Junior

Engenheiro de Telecomunicações pelo INATEL, Especializado em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos. Iniciou sua carreira profissional como executivo da Xerox do Brasil. Foi Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais, Diretor da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM, Minas Gerais, Coordenador por Minas Gerais do Projeto Piloto da Bacia do Rio Doce/Cooperação Brasil – França e do Programa de Recuperação da Bacia da Pampulha – PROPAM, Belo Horizonte, Minas Gerais.

Foi Coordenador Acadêmico da Ecobusiness School, presidiu diversos colegiados, entre eles o Conselho Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte – COMAM, o Conselho Curador da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, o Comitê da Bacia do Rio das Velhas e o Fórum Nacional de Comitês de Bacias. Secretariou o Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM. Desenvolveu diversos trabalhos na área ambiental.

Tem larga experiência institucional no assessoramento técnico aos órgãos ambientais, no desenvolvimento e implementação de políticas de meio ambiente, instrumentos de gestão, planejamento estratégico e desenvolvimento institucional.

É reconhecido no Estado de Minas Gerais como profissional qualificado na área de meio ambiente, sendo convidado para avaliações e análises críticas temáticas não só na área ambiental, mas em diferentes áreas do conhecimento humano.

Exerce a coordenação geral de estudos e planos de recursos hídricos e saneamento, diversas assessorias e estudos de impactos ambientais para empreendimentos urbanos, com destaque para o licenciamento e acompanhamento ambiental das obras de implantação da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, elaboração de Planos Diretores de Recursos Hídricos de bacias hidrográficas de Minas Gerais e Espírito Santo.

Diretor de Novos Negócios da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Marco Antônio Batista

Engenheiro Civil; Especialista em Engenharia Sanitária e Meio Ambiente; Especialista em Gestão de Negócios. Tem 28 anos de experiência profissional, exercendo atividades na iniciativa pública e privada. Foi Superintendente de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem/MG, onde coordenou a implementação do Sistema de Licenciamento e Controle Ambiental do Município, e Gerente de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Urbano de Belo Horizonte/MG.

Ministrou cursos de licenciamento ambiental na Ecobusiness Scholl. Foi professor convidado da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, onde lecionou a disciplina de Política e Meio Ambiente do curso de Especialização em Educação Ambiental e da PUC Minas (unidade Arcos/MG) para a disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais, curso de Especialização de Gestão Ambiental Integrada. Lecionou a disciplina Gestão Empresarial do curso de Especialização em Estudos Ambientais para o Meio Biótico da PUC Minas (unidade Coração Eucarístico).

Gestor de contratos coorporativos, destacadamente nas áreas de mineração, infraestrutura, logística, indústria, empreendimentos urbanos e imobilários. Exerce a coordenação geral de diversos estudos ambientais, gestão e assessoria estratégica no planejamento, implantação e operação de empreendimentos.

Diretor Presidente da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

João Vicente de F. Mariano

Geólogo formado pela UFMG com MBA em Gestão Estratégica da Qualidade – Una. Atuou nos últimos 27 anos na iniciativa pública e privada. Atuou tanto na área de pesquisa mineral – ouro, minério de ferro, bauxita, quartzo – quanto na área de geotecnia – rodovia BR 381, Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia Variante Capitão Eduardo-Costa Lacerda. Analista ambiental de empreendimentos diversos (serviços, comércio, indústria, imobiliário, equipamentos, infra-estrutura, recursos hídricos e saneamento).

É coordenador e consultor de diversos estudos ambientais, com destaque para a atuação no licenciamento de empreendimentos minerários e ferroviários.

Gerente de Qualidade da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Yash Rocha Maciel

Geógrafo; Especialista em Desenvolvimento Sustentável. Entre os trabalhos acadêmicos publicados, destacam-se a elaboração de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD na bacia do Córrego Cercadinho em Belo Horizonte/MG, como monografia de graduação e o Estudo de Possibilidades e Entraves para o turismo além das águas minerais em Caxambu/MG, como monografia de especialização.

Atua na coordenação, planejamento e elaboração de estudos ambientais, assessoria estratégica, licenciamento ambiental, mineração e planos diretores de recursos hídricos. Destaque para a função de integração entre os meios físico, biótico e antrópico. É também responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Informações Geográfica – SIG da empresa.

Gerente de Projetos da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Wanderlei S. dos Santos Jr

Engenheiro Civil; Especialista em Gestão Ambiental; Especialista em Gestão Negócios. Trabalhou na coordenação de obras civis junto à iniciativa privada e de infraestrutura urbana no meio público, onde também atuou em gestão da qualidade, controle físico-financeiro de obras e desenvolvimento de projetos. Em 2002, ingressou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, desenvolvendo diversos trabalhos junto à gerência executiva do Conselho Municipal de Meio Ambiente e tecnicamente no licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto. Durante este período ocupou cargos como membro da comissão de avaliação de empreendimentos de impacto da Prefeitura.

Ministrou, em diversas oportunidades, palestras sobre temas ambientais. Foi professor convidado da Ecobusiness Scholl, no curso de licenciamento ambiental de postos de combustíveis e da Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, unidades Arcos/MG e Divinópolis/MG, para a disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais, curso de Especialização de Gestão Ambiental Integrada.

Gestor de projetos e coordenador geral de estudos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Assessoria Estratégica, Gestão de Projetos e Programas Ambientais.

Diretor de Projetos da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Westerley Amaral de Castro

Graduado em Administração; Especialista em Controladoria e Finanças. Foi sócio/gerente do Departamento de Tecnologia e do Departamento Contábil da STC Contabilidade, atuando na supervisão da implantação e manutenção do Sistema de Gestão Integrada ERP – Sapiens, na própria empresa e nos clientes contratados no modelo SIGA-STC – Sistema Integrado de Gestão Assistida; e no planejamento, organização, controle e avaliação e trabalhos de classificação e conciliação contábil; Coordenação e supervisão da equipe de trabalho; Conferência dos balancetes mensais das empresas clientes; Apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social – Lucro Real; Emissão de balanços e Demonstrações Financeiras; Consultoria aos clientes no aspecto contábil.

Diretor administrativo e financeiro da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Tiago Maciel Peixoto

Engenheiro Agrônomo formado na ESACMA/CESEP – 2008, trabalhou com gerenciamento de pessoas, supervisão técnica de cultivos agrícolas e florestais e funções administrativas, no município de Sete Quedas-MS. Em 2009 ingressou no Instituto Estadual de Florestas – IEF realizando as tarefas competentes ao Analista Ambiental (vistorias, perícias, levantamentos florestais, elaboração de laudos, licenciamento ambiental, regularização de intervenções ambientais, produção de mudas nativas e exóticas etc). Atualmente é líder de projetos na Lume Estratégia Ambiental, onde atua na coordenação de projetos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Assessoria Estratégica, Gestão de Projetos e Programas Ambientais em diferentes segmentos, com destaque nas áreas de gestão de recursos hídricos e assessoria estratégica.

Líder de Projetos da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Luiz Gustavo Dias

Graduado em Ciências Biológicas (2001) e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (2003) pela UFMG, com experiência em ecologia, comportamento, manejo e conservação de mamíferos terrestres. Coordenou o projeto de conservação dos macacos Muriquis em Minas Gerais junto ao MMA/Fundação Biodiversitas. Também foi gerente de campo do projeto “Tropical Ecology, Assessment and Monitoring” (TEAM/Rio Doce) pela Conservation International/UFMG. Trabalhou como consultor especialista em mastofauna de pequeno, médio e grande porte, além de projeto de manejo de primatas. Na Lume atua como coordenador do meio biótico e líder de projetos.

Líder de Projetos da Lume Estratégia Ambiental Ltda.

Carolina Bruschi Karmaluk

Bióloga (UFMG/UFSC, 2011), especialista em Engenharia Ambiental Integrada e MBA em Administração de Projetos com ênfase em Meio Ambiente – (IETEC, 2013). É líder de projetos na Lume Estratégia Ambiental, onde atua na coordenação de projetos nas áreas de Licenciamento Ambiental, Assessoria Estratégica, Gestão de Projetos e Programas Ambientais em diferentes segmentos, destacando-se projetos de mineração e de infraestrutura ferroviária.

Líder de Projetos da Lume Estratégia Ambiental Ltda.