Services

Lume Ambiental Desde seu surgimento em 2004, a LUME vem atuando em diversas áreas, e a pluralidade de seus estudos e a formação de sua equipe foram fundamentais para a construção desse diferencial. Nossos serviços são agrupados em algumas categorias principais:

Assessoria Estratégica

Assessoria estratégicaDe forma pioneira, a LUME oferece ao mercado um serviço denominado Assessoria Estratégica Ambiental. Trata-se de um serviço sênior especializado que objetiva aconselhar e orientar os clientes, minimizando custos e conflitos, identificando vulnerabilidades e indicando soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis. Os serviços envolvem a assessoria desde a concepção do empreendimento, colaborando na modelagem do negócio, transformando restrições em diferenciais competitivos.

Recursos Hídricos

Recursos hídricosDesenvolvimento de estudos para criação de comitês e agências de bacias, enquadramento de corpos de água, outorgas de direito de uso, planos diretores de bacias, cobrança pelo uso da água, cadastro de usuários, normas complementares à legislação de recursos hídricos, programas especiais para despoluição e recuperação, treinamento e capacitação de recursos humanos, dentre outros.

Gestão de Projetos e Programas

Gestão de projetos e programasDesenvolvimento, implantação e acompanhamento de projetos e sistemas de gestão ambiental como monitoramento do uso do solo, da água e do ar, acompanhamento e auditoria de obras, saneamento, educação ambiental, unidades de conservação, planos diretores municipais, dentre outros.

Licenciamento Ambiental

Licenciamento ambientalDesenvolvimento e elaboração de estudos, planos e programas ambientais (EIA/RIMA, EIV, RCA, PCA, EA, PBA, RADA, PRAD, PUP, PTRF, PGRS, PGRSS, dentre outros) para regularização, adequação, ampliação, implantação, encerramento e uso futuro de empreendimentos frente às exigências da legislação vigente.

Destacam-se os seguintes segmentos de atuação no licenciamento ambiental: empreendimentos urbanos (imobiliário, indústrias, comércios e serviços), infra-estrutura, mineração, logística, saneamento e turismo.Desde seu surgimento em 2004, a LUME vem atuando em diversas áreas, e a pluralidade de seus estudos e a formação de sua equipe foram fundamentais para a construção desse diferencial. Dentre as principais áreas de atuação, destacam-se:

  • Gestão de recursos hídricos
  • Infra-estrutura e logística
  • Mineração
  • Centros de compras
  • Silvicultura
  • Saúde
  • Imobiliários
  • Educação
  • Desenvolvimento Turístico
  • Telecomunicações
  • Indústria

Estudo de viabilidade ambiental Nossos serviços são agrupados em algumas categorias principais, que são: Assessoria estratégica   Assessoria estratégica

  • De forma pioneira, a LUME oferece ao mercado um serviço denominado Assessoria Estratégica Ambiental. Trata-se de um serviço sênior especializado que objetiva aconselhar e orientar os clientes, minimizando custos e conflitos, identificando vulnerabilidades e indicando soluções eficazes e ambientalmente sustentáveis. Os serviços envolvem a assessoria desde a concepção do empreendimento, colaborando na modelagem do negócio, transformando restrições em diferenciais competitivos.

Recursos hídricos   Recursos hídricos

  • Desenvolvimento de estudos para criação de comitês e agências de bacias, enquadramento de corpos de água, outorgas de direito de uso, planos diretores de bacias, cobrança pelo uso da água, cadastro de usuários, normas complementares à legislação de recursos hídricos, programas especiais para despoluição e recuperação, treinamento e capacitação de recursos humanos, dentre outros.

Desenvolvimento institucional   Desenvolvimento institucional

  • Trata-se de assessoramento técnico às instituições públicas no desenvolvimento e implantação de políticas de meio ambiente, instrumentos de gestão, treinamento, planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional.

Gestão de projetos e programas   Gestão de projetos e programas

  • Desenvolvimento, implantação e acompanhamento de projetos e sistemas de gestão ambiental como monitoramento do uso do solo, da água e do ar, acompanhamento e auditoria de obras, saneamento, educação ambiental, unidades de conservação, planos diretores municipais, dentre outros.

Licenciamento ambiental   Licenciamento ambiental

  • Desenvolvimento e elaboração de estudos, planos e programas ambientais (EIA/RIMA, EIV, RCA, PCA, EA, PBA, RADA, PRAD, PUP, PTRF, PGRS, PGRSS, dentre outros) para regularização, adequação, ampliação, implantação, encerramento e uso futuro de empreendimentos frente às exigências da legislação vigente.

Destacam-se os seguintes segmentos de atuação no licenciamento ambiental: empreendimentos urbanos (imobiliário, indústrias, comércios e serviços), infra-estrutura, mineração, logística, saneamento e turismo.